PR recebe mensagem de homólogo da Guiné Equatorial

PRESIDENTE JOÃO LOURENÇO RECEBE ENVIADO DE TEODORO OBIANG NGUEMA

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu nesta quarta-feira (04.12), em Luanda, uma mensagem do seu homólogo da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema, que versa o fortalecimento das relações de amizade e cooperação entre os dois Estados.

Foi portador da missiva o Ministro equato-guineense dos Assuntos Exteriores e Cooperação, Simeon Esono Angue, recebido pelo Chefe de Estado angolano na condição de enviado especial do Presidente Teodoro Obiang Nguema, além de que irá participar na reunião ministerial do Conselho de Paz e Segurança da União Africana.

Angola e a Guiné Equatorial cooperam  nos domínios  da agricultura, petróleos, minas, defesa, pescas, educação, transportes aéreos, segurança e ordem interna.

Os dois países são membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC), Comissão do Golfe da Guiné (CCG), CPLP, UA e da ONU.

De referir que a capital angolana acolhe nesta quinta-feira (05.12) a reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA), com os objectivos focados na paz efectiva no continente.

Angola, na presidência do Conselho de Paz e Segurança da União Africana, está na linha da frente dos países que procuram a estabilidade política de África, sendo que os casos que mais preocupam dizem respeito ao Leste da República Democrática do Congo (RDC), e a tensão na região dos grandes Lagos.

A reunião enquadra-se na estratégia de consolidação da paz e promoção do desenvolvimento sustentável.

Estarão presentes na reunião 80 entidades, entre as quais 15 Ministros das Relações Exteriores dos Estados do CPS da UA.

FONTE: ANGOP

Partilhe esta notícia.