Presidente da República visita o Vaticano

ENCONTRO DO PAPA FRANCISCO COM O PRESIDENTE JOÃO
Roma - O Presidente da República, João Lourenço, efectuou durante dois dias (13/14) uma visita oficial ao Vaticano, a convite do Papa Francisco, durante a qual sublinhou que as reformas em curso no país são irreversíveis e reafirmou a necessidade de prosseguir com o combate à corrupção e ao nepotismo.
A visita do Presidente da República ao Vaticano permitiu, além do encontro com o Papa Francisco, a assinatura de três acordos na área da energia, mormente para a exploração de petróleo.
Outro ganho é a doação de cinco milhões de dólares da ENI ao Ministério da Saúde, destinados a formação de médicos, e a assinatura de um memorando de entendimento entre o presidente executivo da ENI, Claudio Descalzi, e representantes dos Governo angolano.
Concedeu uma entrevista à Rádio Vaticano, e encontrou-se com o seu homólogo de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, depois deste ter discursado numa recepção à comunidade lusa na Itália, na residência do Embaixador de Portugal em Roma.
João Lourenço depositou uma coroa de flores na sepultura do primeiro Embaixador do Reino do Kongo junto da Santa Sé, Dom António Manuel Nvunda.
A jornada do Chefe de Estado registou igualmente uma visita aos principais monumentos do Vaticano e à Capela Sistina, em particular, local conhecido por acolher o processo pelo qual escolhe-se um novo Papa.
FONTE: ANGOP
