Estudantes angolanos nas melhores universidades do mundo

Maria do Rosário Bragança Sambo, ministra do ensino superior

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) pretende, no quadro do Plano Intercalar Outubro 2017-Março 2018, estruturar um programa de envio, anualmente, de 300 licenciados angolanos e com elevada capacidade analítica para as melhores universidades do mundo.

Segundo a Agência Angolana de Notícias (ANGOP), o MESCTI tem atéo mês Março para estruturar o programa, apesar dos vários condicionantes, inclusive do ponto de vista financeiro.

A titular da pasta, Maria do Rosário Bragança Sambo, citada pela ANGOP, em Luanda, afirmou, no I Conselho Nacional do Ensino Superior, que se pretende com esta acção fazer com que um grupo de melhores estudantes possam estudar em melhores universidades do mundo, de modo a que o país possa ter discentes a viverem uma experiência diferente e sujeitos a uma exposição de competitividade global. Maria Sambo referiu que no quadro Plano Intercalar Outubro 2017-Março de 2018, constam ainda a promoção e celebração de parcerias entre as Instituições do Ensino Superior nacionais e estrangeiras de elevado prestígio internacional, no domínio da ciência e tecnologia, bem como actualização da carreira do investigador científico para atrair e fixar os quadros altamente qualificados, dignificando os investigadores nacionais. Aprovar o Estatuto da Carreira Docente universitário e o Estatuto Remuneratório do Docente universitário, como forma de valorizar e dignificar os professores e a carreira docente universitária, constam também das prioridades. 

FONTE: ANGOP

Partilhe esta notícia.
Governo de Angola http://www.governo.gov.ao/
Televisão Pública de Angola www.tpa.sapo.ao
Rádio Nacional de Angola www.rna.ao