Ordem dos Advogados de Angola tem novo Bastonário

Bastonário eleito, Luís Paulo Monteiro Marques
O Causídico Luís Paulo Monteiro Marques é o novo Bastonário da Ordem dos Advogados de Angola (OAA), eleito na última sexta-feira para o triénio 2018/2020, substituindo Hermenegildo Cachimbombo que exerceu o cargo desde 2012, noticiou terça-feira a Agência Angolana de Notícias (ANGOP).
Candidato da lista única concorrente, Luís Marques realça como prioridades do seu mandato, segundo a ANGOP, a implementação de políticas para a melhoria da qualidade da advocacia em Angola e da condição social do Advogado, bem como a defesa das suas prerrogativas.
Para o exercício da advocacia futuramente, defende o novo Bastonário a necessidade de realização de exame nacional dos pretendentes.
Propõe-se a celebrar acordos com instituições universitárias que formam juristas, no sentido da promoção de cursos de advocacia.
Luís Marques, com 22 anos de actividade como advogado, obteve 526 votos a favor e 48 contra, ao que se acrescentam três votos nulos e 23 em branco, num total de 664 causídicos participantes.
Luís Marques será o presidente do Conselho Nacional da Ordem, integrado igualmente pelos Advogados Jayr Domingos Fernandes, Maria Nascimento Santos, António Joaquim Kalikemala, Clotilde Maria das Dores, Ana Bela das Necessidades, Evaristo José Solano, Evaristo António Maneco e Fumwatho Guilherme.
Henriqueta de Sousa da Silva foi eleita presidente do Conselho Provincial de Luanda da Ordem dos Advogados.
A OAA, criada em Setembro de 1996, tem registados mil e 947 Advogados, além de três mil e 33 estagiários.
FONTE: ANGOP
